quarta-feira, 19 de março de 2014

III Acampamento das ocupações Vitória, Esperança e Rosa Leão na Prefeitura de Belo Horizonte! Convocação e informe.



III Acampamento das ocupações Vitória, Esperança e Rosa Leão na Prefeitura de Belo Horizonte!
Convocação e informe.
Belo Horizonte, dia 19/03/2014, quarta-feira.

Nesta quinta-feira, dia 20/03/2014, o povo das ocupações da Região do Isidoro, zona Norte de Belo Horizonte: Vitória, Esperança e Rosa Leão realizarão o III ACAMPAMENTO NA PORTA DA PREFEITURA DE BH, POR TEMPO INDETERMINADO! O objetivo é exigir a participação do poder público municipal na reunião de negociação intermediada pelo Governo do Estado que se realizará na sexta-feira, dia 21/03/2014, às 10:00h na Cidade Administrativa, com a participação da juíza Luzia Divina, da 6ª Vara de Fazenda Municipal - que determinou a reintegração de posse das ocupações -, do Ministério Público, Defensoria Pública, representantes dos Movimentos Sociais e lideranças das ocupações. Esperamos ter também a participação de representantes do Governo Federal.
A situação ainda é muito grave! Na última reunião a juíza Luiza Divina permaneceu insistindo na remoção forçada das ocupações e a prefeitura de Belo Horizonte nem sequer apareceu! Voltamos a alertar que realizar o despejo destas ocupações é promover uma das maiores violações de direitos da história de BH e de MG. São mais de 7.500 famílias que alcançaram o direito à moradia se organizando nas comunidades e que não estão dispostas a abrir mão desta conquista. Não aceitarão serem despejadas sem alternativa digna, que é casa ou apto para morar já. A PBH/URBEL fez um cadastro não idôneo, pois deixou sem cadastrar mais de 2.600 famílias, exagerou nos pontos negativos e, em laudo tendencioso, forçou a barra para tentar justificar os despejos. As Ocupações estão em franco processo de consolidação, inclusive seguindo Plano Urbanístico feito por Arquitetos da UFMG, Arquitetos Sem Fronteira. Estão bem organizadas e resistirão a tentativas de despejos forçados.
O cenário das políticas habitacionais da capital é um dos piores do Brasil. O Governo do Estado não construiu nenhuma casa na capital há mais de 20 anos e no governo do prefeito Márcio Lacerda definhou a política habitacional para famílias de baixa renda. Resultado: ou mora-se em ocupações urbanas, ou sobrevive-se sob a cruz do aluguel, nas agruras das ruas ou sob a humilhação que é sobreviver de favor. Basta dessas cruzes! As autoridades públicas precisam reconhecer que as ocupações urbanas por famílias sem-teto é quadro regular da urbanização brasileira. O déficit habitacional em BH, em 2010,estava em 78 mil casas (Dados do IBGE e Fundação João Pinheiro), hoje, ultrapassa 120 mil casas. Em MG, o déficit habitacional está acima de 700 mil casas.
O MLB, as Brigadas Populares, a CPT e o MLPM esperam sensatez e maturidade política de nossos governantes, construindo uma solução justa, pacífica e negociada para o gravíssimo conflito social que envolve diretamente 7.500 famílias apenas nessas três ocupações! Márcio Lacerda, negocie com as ocupações!
Convocamos toda sociedade civil mineira, as pessoas de boa vontade, para manifestar sua solidariedade ao III Acampamento das Ocupações na porta da prefeitura de BH, a partir de quinta-feira, dia 20/03/2014! Levem doações, cobertores, alimentos, palavras de apoio, presença e esperança na luta!

Assinam esse COMUNICADO:
As Coordenações das Ocupações Vitória, Esperança e Rosa Leão, CPT, MLB, BRIGADAS POPULARES, MLPM, Arquitetos Sem Fronteira e Rede de Apoio às Ocupações.

Contato para maiores informações e apoio:
Com Rafael, cel.: 31 8812 0110; ou com Charlene, cel.: 31 8500 3489; ou com Bruno, cel.: 31 9250 1832; ou com Jenifer, cel.: 31 9594 6659; ou com Edna, cel.: 9946 2317; ou com Elielma, cel.: 31 9343 9696.

Maiores informações também nos blogs das Ocupações, abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário