segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Professor Ash Amin, da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, visita e fala sobre a Ocupação Rosa Leão. 24/08/2013.

 Na Ocupação Rosa Leão, em Belo Horizonte, Rua da Conquista.

 Professor Ash Amin, da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, visita e fala sobre a Ocupação Rosa Leão.
Obs.: Da direita para a esquerda: Felipe Magalhães, Wender, prof. Ash Amin, João, Cecília, Thaís e Leonardo.
Depoimento do prof. Dr. Ash Amin, Professor de Geografia, da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, após, dia 24/08/2013, visitar durante uma manhã inteira a Ocupação Rosa Leão, em Belo Horizonte, e conversar com várias famílias:
“Rosa Leão é uma nova ocupação nas franjas de Belo Horizonte, onde arquitetos e ativistas vêm trabalhando com as famílias na construção de um espaço urbanizado. Ao contrário de diversas áreas informais perigosas, Rosa Leão é organizada, tem lideranças, e a aprovação dos moradores para a urbanização em lotes normalizados, para garantir o saneamento adequado, respeitar princípios cívicos, manter espaços apropriados entre as casas e respeitar o meio ambiente. De diversas formas, é um projeto de habitação modelo, liderado pelas pessoas. Mas trata-se de uma ocupação ilegal, e por isso, enfrenta a oposição de outros bairros, das autoridades municipais e de diversos outros, e o acesso aos serviços públicos é negado aos moradores. As casas que vêm sendo construídas podem ser demolidas a qualquer momento, deixando os moradores sem residências. A ocupação deveria ser apoiada e legalizada. Ademais, nada mais é do que a efetivação de um direito constitucional, neste caso proclamado e concretizado pelas próprias pessoas. Eles fazem todo o trabalho, e eventualmente a área estará em padrões adequados. As autoridades deveriam reconhecer isso. Trata-se de um dos casos mais notáveis de desenvolvimento urbano espontâneo que vi em muitos anos.”
 Prof. Dr. Ash Amin, em 26/08/2013.


 A água, bem comum, pouco a pouco vai chegando na Ocupação Rosa Leão.

 Dona Neide, viúva e mão de 8 filhos, além de cuidar de vários netos, recebe a visita do prof. Ash Amin, do jornalista Leonardo, do Jornal Brasil de Fato, da arquiteta Cecília e dos doutorandos João e Felipe, da UFMG.
 Dona Neide com 6 dos seus 8 filhos, na foto.


 Os cupins construíram o cupim e, agora, o povo ocupou também os cupins e os transformaram em fogões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário