quinta-feira, 25 de julho de 2013

JORNAL DA OCUPAÇÃO ROSA LEÃO, Ano I, n. 1 - 24/07/2013

JORNAL DA OCUPAÇÃO ROSA LEÃO
e da REDE DE APOIO E SOLIDARIEDADE ÀS OCUPAÇÕES.
Ano I, n. 1 - 24/07/2013.
Bairro Zilah Sposito - Belo Horizonte, MG

1 - Nasceu mais uma ocupação em belo Horizonte, MG.
            Recentemente, várias famílias começaram a ocupar um grande terreno abandonado ao lado do Conjunto Ubirajara, no Bairro Zilah Sposito, na capital de Minas Gerais. A necessidade, nas últimas semanas, levou centenas de famílias sem-terra e sem-casa para a mais nova Ocupação de Belo Horizonte, já batizada como OCUPAÇÃO ROSA LEÃO. Após a lenta ocupação espontânea, o povo começou a se organizar. Vários movimentos sociais populares já estão apoiando e acompanhando a organização e luta dessa nova Comunidade. Já estão acontecendo reuniões de uma Comissão Provisória de Coordenação, e foram realizadas várias Assembleias Gerais. Já foram demarcadas 15 quadras e já começaram as reuniões com coordenadores/as. Esses/as coordenadores/as estão se preparando para negociações com os poderes públicos para resolver o descaso com os direitos da população, entre eles a moradia - seja através do Programa Minha Casa, Minha Vida ou da construção definitiva de casas na ocupação. A Ocupação Rosa Leão se formou, porque, de um lado, estava há muitas décadas uma grande área de terra abandonada, sem cumprir sua função social e, de outro lado, centenas de famílias crucificadas pelo aluguel ou pela humilhação que é sobreviver de favor. Por isso, por necessidade, centenas de famílias resolveram ocupar mais um grande terreno abandonado na capital de Minas Gerais. Estamos construindo nossos barracos na esperança de conquistar nossa casa própria.

2 - Ocupação Rosa Leão já criou um Blog na Internet:www.ocupacaorosaleao.blogspot.com.br
            Já estão disponíveis alguns vídeos que mostram um pouco da realidade do povo que está na luta por moradia digna. Quem puder, veja e divulgue os vídeos. No Blog também serão colocados outros materiais. Essa será uma janela de comunicação da Comunidade Rosa Leão que está sendo construída em Belo Horizonte.

3 - Por que Ocupação Rosa Leão?
Rosa Leão foi uma lutadora do povo, membro de uma das Comissões do Movimento de Luta pela Moradia (MLPM), na década de 1990. Trabalhou muito junto a outros lutadores/as para construir uma comunidade desde a ocupação no Itatiaia em 1994, até a conquista da casa própria, sonho que virou o Conjunto Ubirajara em 13 de setembro de 1999, entre outras comunidades. Lutou para construir escola, posto de saúde, transporte público, urbanização, enfim, por muitos direitos da população que lutava e sofria todo tipo de violência por ser “barraqueira”. Rosa Leão foi assassinada enquanto pedia à pessoa que lhe apontava a arma que não atirasse. Morreu defendendo o próximo. Por isso, essa homenagem é mais do que justa: resgata a história de uma vida sofrida e de luta, ao batizar a nova ocupação como Ocupação Rosa Leão. Rosa Leão está viva, presente na luta hoje! Ela sempre dizia que não era justo aquele terreno enorme continuar abandonado enquanto milhares de famílias continuam sem-terra e sem-casa. Por isso gritaremos sempre: ROSA LEÃO É DE LUTA!

4 - A Ocupação Rosa Leão já está se organizando: são 15 quadras marcadas!
Cada quadra forma um Grupo de famílias, que já tem coordenador/a provisório/a. Em reunião interna da quadra, serão escolhidos coordenador/as com mandato definido. Todas as famílias devem procurar os/as coordenadores/as de suas quadras e contribuir na organização da comunidade.

5 - Arquitetos da UFMG e da PUC/MG farão plano urbanístico para a Ocupação Rosa Leão.
Alguns arquitetos da UFMG e da PUC/MG foram convidados para fazer um projeto urbanístico da área com ruas, praças, áreas de lazer e demarcação de lotes para formar um bonito bairro, um lugar bom de se viver. Os lotes de agora são provisórios e estarão sujeitos a mudanças de acordo com o projeto. As famílias devem ocupar os lotes, construir as barracas e permanecer nelas. Em assembleia, a comunidade decidiu que não se pode vender nem comprar lotes, pois a ocupação é para quem precisa!

6 - Venha visitar e conhecer de perto a Ocupação Rosa Leão.
Convidamos pessoas de boa vontade e os movimentos sociais, sindicatos, estudantes, professores, padres, pastores e quem puder vir visitar nossa ocupação e contribuir com o povo que está lutando por moradia e nossos direitos humanos.

7 - Contatos para maiores informações na Ocupação Rosa Leão, no Bairro Zilah Sposito, Belo Horizonte, MG. Perto da Escola Municipal Daniel Alvarenga.
Para contato, e-mail: ocupacaorosaleao@gmail.com
Ou com Bruno Cardoso, cel.: 31 9250 1832, ou Sr. Joaquim, cel.: 31 8544 1850



Nenhum comentário:

Postar um comentário